Bom a cada dia que se passa, vem se agravando mais as dúvidas, problemas e dificuldades para execução de diagnósticos dos veículos com sistemas de injeção eletrônica, e o que mais vem acontecendo são as dúvidas de como realizar tal ajuste do sistema de injeção, como realizar o tal ajuste básico do corpo de borboleta, pois sempre que desligamos uma bateria ou até mesmo precisamos fazer um reparo necessitamos fazer a reaprendizagem do corpo de borboletas e é isto que vamos levantar nesta dica na lista Mercedes-Benz modelo Classe A. O que mais acontece é após religar a bateria ou até mesmo após um reparo perceber problemas de dirigibilidade do veículo e em muitas vezes até mesmo uma oscilação da rotação de marcha lenta do veículo. Outro problema que em alguns casos pode acontecer é a perda de resposta do acelerador, como se não tivesse aceitando o comando do acelerador, isto é se o mesmo não estivesse abrindo a borboleta, mas isso é uma situação totalmente diferente pois cadê o cabo do acelerador? Não tem mais e ai o que faço agora? Eis ai o maior problema? Então logo abaixo irei ensiná-los como realizar este ajuste nestes veículos quando apresentarem este tipo de problema.
Procedimento para ajuste: “(O ajuste é automático não precisa de scanner)”
• Primeiro você deverá ligar a chave de ignição, e iniciar um pré-diagnóstico com auxilio do scanner para saber se há avarias no sistema de injeção eletrônica do veículo, sendo que se haver algum tipo de erro você deverá realizar o cancelamento dos mesmos (apagar a memória de avarias);
• Após ter seguido o roteiro acima, desligue a chave de ignição, desconecte o scanner;
• Deixe a bateria desligada por cerca de 30minutos;
• Feito isso religue a bateria;
• Conecte novamente o scanner e consulte novamente a memória de avarias, se houver códigos apague-os;
• Após isto de partida no motor e aguarde até ele aquecer, não acelere, aguarde até o 2º disparo do eletro ventilador de arrefecimento, isto é a temperatura normal de trabalho;
• Agora desligue o veículo e religue somente a chave de ignição, você irá escutar alguns ruídos do corpo de borboleta por cerca de 1min.
• Feito isso o procedimento de ajuste já estará ok indicando que o mesmo foi realizado com sucesso e daí para frente se o defeito permanecer você deverá seguir adiante levanto possíveis problemas com o próprio corpo de borboletas ou até mesmo com a central de injeção MSM 1.1 VDO.
Observações: Caso isso não resolva o seu problema você poderá seguir a rotina de testes descritas abaixo.
• Verifique o funcionamento do corpo de borboletas;
• Verifique conectores, quanto a possíveis rompimentos dos fios ou até mesmo zinhabre, oxidações;
• Analise todos os pontos (massa (-) );
• Analise todas as alimentações possíveis do sistema de injeção eletrônica;
• Analise sempre se há sujeira, carbonização, resíduos de óleo que possam impedir o funcionamento do corpo de borboletas;
• A qualidade do combustível;
• Sistema de ignição;
• E até mesmo o sincronismo da corrente de comando de válvulas que irei mencionar na próxima dica OK.
Dica elaborada por:
Guilherme da Fonseca Vieira
(Coordenador do Suporte Técnico)
Oficina Fácil.net Mar/08
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