Descrição dos Principais componentes de injeção eletrônica

Unidade de Comando


unidade de comando eletronico
Também no sistema Motronic, a unidade de comando tem
como função determinar a quantidade de combustível a ser
injetada, com base nas informações que recebe de todos os
componentes do sistema.
Desse modo, a quantidade de combustível injetada é dosada
pela unidade de comando através do tempo de abertura das
válvulas de injeção.

 
Ao contrário do sistema Le Jetronic, a unidade de comando Motronic, além de determinar a quantidade de
combustível injetada, também é responsável por outros sinais de saída que influenciam diretamente o perfeito
funcionamento do sistema.

No Motronic, a unidade de comando controla, além da injeção, o sistema de ignição eletrônica.
É um componente que não apresenta desgaste, porém alguns cuidados devem ser tomados para não
comprometer seu perfeito funcionamento:
- não retirar ou colocar o conector da unidade de comando com o comutador de ignição ligado;
- não desligar a bateria com o motor funcionando;
- retirar a unidade de comando quando o veículo for colocado em estufa de secagem (temperatura acima de 80 °C);
- ao efetuar reparos com solda elétrica no veículo, desligar o alternador, a unidade de comando e a bateria.
 

- Válvulas de Injeção

 Multiponto

valvula de injeção multiponto
Em sistemas de injeção multiponto, cada cilindro possui uma válvula
de injeção que pulveriza o combustível. As válvulas de injeção são
acionadas eletromagneticamente, abrindo e fechando através de
impulsos elétricos provenientes da unidade de comando.
As válvulas são peças de altíssima precisão, necessitando de uma
atenção especial, como limpezas e revisões periódicas para evitar
possíveis entupimentos.
Embora pareçam iguais, elas pos suem diferenças entre si, o que faz
com que cada válvula seja específica para cada motor, a fim de obter
o melhor desempenho, sem perdas.

Monoponto
valvula de injeção monoponto
Ao contrário dos sistemas multiponto, o sistema Mono
Motronic possui uma única válvula de injeção para todos os
cilindros do motor.

A válvula está montada na tampa da unidade central de
injeção (corpo da borboleta) e necessita ser limpa e revisada
regularmente.

Seu perfeito funcionamento garante ao motor bom rendimento,
isento de falhas. É um item vendido em separado.

 - Medidor de Massa de Ar

 medidor de massa de ar 

O medidor de massa de ar está instalado entre o filtro de

ar e a borboleta de aceleração e tem a função de medir a
corrente de ar aspirada.

Através dessa informação, a unidade de comando calculará
o exato volume de combustível para as diferentes condições
de funcionamento do motor. 

- Medidor de Fluxo de Ar


medidor de fluxo de ar
Tem como função informar à unidade de comando a quantidade
e a temperatura do ar admitido, para que tais informações
influenciem a quantidade de combustível pulverizada.

A medição da quantidade de ar admitida se baseia na medição
da força produzida pelo fluxo de ar aspirado, que atua sobre
a palheta sensora do medidor, contra a força de uma mola.
Um potenciômetro transforma as diversas posições da palheta
sensora em uma tensão elétrica, que é enviada como sinal
para a unidade de comando.

Esse componente sofre pouco desgaste. Em caso de avaria,
deve ser substituído por completo.
fonte:Bosch