quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Classificação dos Óleos para motores

 
Classificação de Desempenho API dos Óleos Lubrificantes Alcool, Gasolina e GNV
Motores
Categoria
Descrição dos óleos
CICLOOTTO
API-SA
Óleo mineral puro sem aditivação.
API-SB
Lubrificante para motores a gasolina – serviços leves (antioxidante e antidesgaste)
API-SC
Veículos 1964-1967 possui aditivo contra desgaste e oxidação
API-SD
1968-1971 contém aditivos em maior grau que o anterior
API-SE
1972-1979 – inibidor de oxidação a alta temperatura
API-SF
1980 em diante aditivo contra a borra, ferrugem e desgaste
API-SG
1982-1992 idêntico ao SF com maior proteção a formação dos depósitos
API-SH
1993-1996 idêntico ao SG e SF porém c/ melhorias na aditivação
API-SJ
A partir de 1997 idêntico ao SH,SG e SF porém c/ maior proteção contra desgaste e oxidação
API-SL
2001 em diante maior proteção que a categoria anterior
API-SM
2004 em diante, para todos os motores atuais – maior resistência a oxidação, melhor proteção contra formação de borra e melhor desempenho com o motor frio.

 
Classificação de Desempenho API dos Óleos Lubrificantes para motores a Diesel
Motores
Categoria
Descrição dos óleos
CICLODIESEL
API-CA
Serviço Leve – motores diesel usando combustíveis c/ baixo teor de enxofre (1940-1950)
API-CB
Destinado a motores a diesel naturalmente aspirados admitindo diesel com alto teor de enxofre (1961)
API-CC
Serviços moderados e severos, já oferecendo proteção contra desgaste, ferrugem e corrosão (1964)
API-CD
Possui aditivação para performance em motores diesel moderamente super alimentados (1955)
API-CF
Serviço pesado – forte proteção contra depósitos, corrosão e desgaste. Recomendado para motores que operem com diesel com elevado teor de enxofre (a partir de 1991)
API-CG
Serviço severo – óleo para motores de aspiração natural e turbo alimentados de alta pressão e baixa emissão de poluentes.
API-CH
Idêntico ao CG, porem com maior proteção contra desgaste e oxidação.
API-CI
Superior as categorias anteriores proporciona maior proteção para os motores atuais, diminuindo o desgaste, a corrosão e baixa emissão de gases poluentes.

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