sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uma homenagem a saudosa Rural Willys

Projetista do Jeep Station Wagon e Rural Willys
Brooks Stevens
Em 1946, logo após a segunda guerra mundial, o fabricante americano de veículos Willys Overland viu a oportunidade de lançar um carro de uso civil inspirado no sucesso do Jeep Willys militar lançado em 1941. A Willys Overland convidou o engenheiro Delmar G. Roos, principal projetista do Jeep militar, para cuidar do motor e mecânica deste novo veículo, e convidou o jovem designer industrial Brooks Stevens para cuidar da parte estética e funcional. Em 1946 era lançado a nova caminhonete Willys Overland Station Wagon com design do Brooks Stevens e fabricado com carroceria totalmente em aço, algo inovador para a época. Até então as caminhonetes utilizavam uma carroceria de madeira adaptada sobre plataformas de carros de passeio. O Station Wagon da Willys foi fabricada nos EUA durante 19 anos com poucas modificações até 1965. No Brasil a mesma caminhonete foi batizada de Rural Jeep quando começou a ser montado pela Willys Overland do Brasil S.A. em 1958. Mais tarde o nome passou a ser Rural Willys e continuou em produção até 1977 com um total de aprox. 182.000 unidades produzidas.
 Willys-Overland Station Wagon, 1946, Milwaukee Art Museum, Brooks Stevens Archive  
Este é o primeiro modelo do Willys Overland Station Wagon em foto de 1946 na frente da casa do Brooks Stevens que proprio projetou e que existe até hoje. Este modelo 4x2 serviu de base para todos os demais modelos do Station Wagon da Willys Overland. O design é do Brooks Stevens que na época tinha apenas 35 anos de idade. Observe qua a porta e o desenho característico dos paineis laterais é muito parecido com a Rural Willys fabricado até 1977 no Brasil. O volante de direção é cor clara e as calotas são cromadas com o logotipo W no centro. O paralama traseiro ainda era redondo como no Jeep. O desenho dos paineis da carroceria em relevo e a pintura em duas cores procurava imitar as carrocerias de madeira utilizadas até então pelos demais fabricantes. A frente reta neste primeiro modelo era quase idêntica à frente do Jeep militar. O parachoque traseiro ainda não era envolvente. Este modelo foi a primeira caminhonete com carroceria totalmente fabricado em chapas de aço e a foto acima mostra a primeira geração da caminhonete que mais tarde se tornaria a Rural Willys no Brasil.
O Brooks Stevens nasceu nos EUA em 1911 na cidade de Milwaukee no estado de Wisconsin, proximo da indústria automobilistica de Detroit. O seu pai, William Stevens, era diretor de design de uma grande fábrica de equipamentos eletricos mas tinha um interesse em automóveis, e em 1916 inventou a alavanca seletora de marchas na coluna de direção. Ele inventou tambem o freio de mão fixado no painel do veículo, que, junto com a alavanca de marchas na coluna, permitiu aos automoveis da época acomodar 3 passageiros no banco dianteiro (no melhor estilo da nossa Rural). Ele acreditava que os novos controles tambem facilitariam a condução dos automóveis por mulheres.
Na infância o Brooks Stevens adoeceu com pólio, e seu pai o incentivou a desenhar enquanto se recuperava na cama. Na juventude, o Brooks Stevens acompanhou o pai em visitas aos pequenos e grandes fabricantes de automóveis tentando vender suas idéias inovadoras, e nesta época, ao dirigir muitos automóveis experimentais, o jovem Brooks Stevens se interessou pelo ramo automobilístico. Em 1929 o Brooks Stevens foi para o estado de Nova York estudar arquitetura na Universidade de Cornell. Os seus professores percebiam o seu interesse em automóveis e lhe diziam que se ele dedicasse à arquitetura o tempo que ele dedicava aos automóveis, ele se tornaria um grande arquiteto.
Após deixar a faculdade em 1933, o Brooks Stevens retornou para Milwaukee e abriu um escritório de Desenho Industrial, considerado uma nova profissão na época. Em 1944 ele foi um dos membros fundadores do Society of Industrial Design (Sociedade de Desenho Indústrial) . Entre suas primeiras invenções estão o ferro a vapor elétrico, o desenho aerodinâmico dos tratores agrícolas da marca Allis-Chalmers, e o secador de roupas elétrico com janela de vidro para enxergar a roupa. Ele projetou tambem o primeiro motorhome montado sobre chassi único, uma espécie de escritório e casa ambulante, encomendado pela empresa Johnson para pesquisar fontes de cera carnaúba na America do Sul. Nesta época ele projetou inumeros caminhões de entregas e veículos especiais para promoção de marcas. O Brooks Stevens projetou muitos eletrodomésticos como geladeiras, maquinas de lavar, aspiradores de pó, brinquedos, bicicletas, e novos utensílios coloridos para cosinha. Desenhou tambem os logotipos de marcas famosas como a cerveja Miller, fachadas de hoteis, restaurantes, interiores de aviões, barcos, brinquedos, bicicletas, embalagens de produtos e uma infinidade de produtos durante mais de 60 anos. Foi um dos desenhistas industriais mais produtivos e criativos de todos os tempos, um verdadeiro pioneiro no desenho de produtos consagrados que hoje todos conhecemos. 
Harlequin Rural Station Wagon, 1958, Milwaukee Art Museum, Brooks Stevens Archive  
Este é o Harlequin Rural Station Wagon, 1958. Nesta foto o proprio Brooks Stevens aparece na neve ao lado de uma das suas criações, um modelo com enfeites e cromados especiais. Muitos detalhes como parachoque traseiro, alçapão de ventilação, janelas e frisos na carroceria são idênticos a Rural Willys fabricado no Brasil. O novo parabrisa neste modelo de 1958 já era do tipo inteiriço. O Station Wagon foi fabricado nos EUA de 1946 até 1965, sendo substituido depois pela caminhonete Jeep Wagoneer, Pick Up Gladiator, e Jeep Cherokee, todos projetos do Brooks Stevens.
Os trabalhos de Brooks Stevens no ramo automotivo alcançaram varios paises com mais de 46 projetos entre 1940 e 1980 para empresas como Kaiser, Alfa Romeo, Studebaker, Packard, American Motors, Volkswagen, Harley Davison e muitos outros.

 Na decada de 1940, o Brooks Stevens foi convidade por Delmar G. Roos, projetista chefe da Willys Overland Motors, para ser o consultor de design para todos os produtos Willys do pós guerra, incluindo o Station Wagon (nossa Rural), os pequenos caminhões e pick-up da linha Jeep, e o automóvel conversível Jeepster lançado em 1948 baseado na mecânica do Station Wagon. No lançamento do Station Wagon em 1946 o Brooks Stevens tinha apenas 35 anos de idade. Mais tarde ele seria responsável pelo design dos automóveis da linha Aero Willys lançados nos EUA em 1952 e fabricados depois no Brasil a partir de 1960. Em 1962 participou do novo design do Aero Willys 2600 no Brasil. Nesta época o Brooks Stevens criou o novo design dos motores de popa das marcas Evinrude e Johnson, o cortador de grama rotativo que hoje conhecemos, tratores para jardim, retroescavadeiras, e os motores Briggs & Stratton. Ele conseguia transformar simples maquinas em objetos estéticamente atraentes e funcionais, desejados por todos. Os produtos com design atrativo se tornavam um sucesso de vendas, porem tinham uma obsolescência planejada. 
Os trabalhos para a Willys continuaram e o Brooks Stevens participou em São Paulo do desenvolvimento da linha de automóveis da Willys Overland do Brasil S.A., incluindo a nova Rural Willys lançada em 1960, a Pick Up Jeep (F-75), e Aero Willys 2600. As primeiras Rural Willys montadas no Brasil em 1958-1959 usavam muitas peças do modelo americano, inclusive a frente antiga com paralamas abertos e o parabrisa bi-partido. A partir de 1960 a Rural Willys passou a ser fabricado no Brasil com a nova frente de paralamas fechados, farois mais espaçados e novo parabriza, um projeto do Brooks Stevens que só foi fabricado no Brasil. O Jeep Station Wagon foi fabricado em varios outros paises como India, Japão, e Argentina, porem sempre com o design original do modelo americano. Na decada de 1960 o Brooks Stevens participou da primeira grande renovação da linha Jeep Station Wagon nos EUA que resultou na nova linha de caminhonetes Jeep chamados de Wagoneer e pick up Gladiator , fabricados pela American Motors que havia adquirido a antiga Kaiser. Em 1979 começaram os estudos para criar uma caminhonete tipo Wagoneer, porem mais compacta, que resultou no lançamento do Jeep Cherokee em 1984, mais uma vez com a participação do Brooks Stevens. Estas caminhonetes pioneiras foram precursoras dos utilitários esportivos que fazem tanto sucesso hoje em dia.  
 Rural Willys 4x2 lançado em 1960 com a nova frente de paralamas fechados e farois mais afastadas, exclusiva do modelo Brasileiro, desenhada por Brooks Stevens. Algumas pessoas afirmam que o desenho da frente da Rural foi inspirado nas linhas dos palácios do governo em Brasilia. A figura acima é de propaganda Willys da época de lançamento e você pode observar seis passageiros sendo três no banco da frente. Alem de ser um utilitário para trabalho pessado, a Rural era vendido também como carro de família no Brasil e nos EUA. O design da carroceria que aparece na figura acima permaneceu inalterado durante 17 anos até o final da sua produção no Brasil em 1977.
O Brooks Stevens continuou sempre envolvido com design e ensinou desenho industrial no Institudo de Arte e Design de Milwaukee até sua morte em Janeiro de 1995. Hoje, o seu filho Kipp Stevens, com quem mantivemos contato, é diretor da Brooks Stevens Design, empresa especializada em design de produtos localizado em Milwaukee, EUA. No Museu de Art de Milwaukee existe um grande acervo de fotos, documentos e objetos criados por Brooks Stevens e que podem ser visitados em exposições organizadas periodicamente. A proxima exposição será de 06 Junho a 06 Setembro de 2003.
Portrait of Brooks Stevens, 1950. Milwaukee Art Museum, Brooks Stevens Archive
  Esta é uma foto do Brooks Stevens em 1950 com 39 anos de idade e já tendo projetado o Station Wagon lançado no mercado americano em 1946
Toda informação acima foi retirada do site Rural Willys Brasil
Abaixo algumas fotos das crianças de todo tipo:












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